Mapa do Turismo

Centro Cultural

TRAMPOLIM
DA VITÓRIA

O Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), aproveita as instalações do antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo, transformando-o em um museu. Uma visita ao legado de conquistas civis e militares da nossa História. A cidade de Parnamirim foi base militar durante a segunda guerra mundial e é conhecida como Trampolim da Vitória já que recebeu militares de vários países e absorveu ensino e cultura que a história e costumes.

No local é possível ver fotos, registros históricos, documentos, capacetes, fardamentos, medalhas, modelos de aeronaves, simuladores de vôo, cinema 3D, espaço interativo, dioramas e uma série de itens que remontam a segunda grande guerra.

Barreira do Inferno

MUSEU CLBI

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno foi fundado em 1965. Apesar do nome, o CLBI é uma base da Força Aérea Brasileira, sendo a pioneira como centro de lançamentos de foguetes da América do Sul. No local encontramos o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) com exposição de modelos de sondas e veículos lançadores de satélites (VLS’s), fotos e objetos históricos militares que participaram dos programas espaciais.

A caminho das praias do litoral sul, o CCEIT chama atenção e muitos visitantes param para tirar fotos e conhecer mais da história. No local, é contada ainda a história de Marcos Pontes, o primeiro Astronauta Brasileiro.

Descubra Pium

RIO PIUM

Pium tem características únicas, uma forte presença cultural e artística, um artesanato belíssimo, rica em sua gastronomia e uma feirinha de frutas que é ponto de parada de potiguares e turistas que passam pela sua rota.

Além disso, é um lugar que vem se destacando como proposta do Ecoturismo e promove ao visitante uma experiência sem igual, uma excelente alternativa para sair do estresse dos centros urbanos e equilibrar as energias, promovendo contato direto com a natureza e
trazendo várias opções como trilha ecológica, camping, passeios no rio, gastronomia vegetariana, açaí orgânico, pratos variados dentre outros.

A feirinha de frutas é um atrativo imperdível, no caminho das praias de Cotovelo e Pirangi, parada importante para a degustação de frutas
regionais que encantam tanto pelo sabor quanto pelo colorido, aos visitantes durante todos os dias do ano. Uma das principais iguarias da Feirinha de Pium é o Abacaxi com raspa de casca de limão e mel.

Aproveite Cotovelo

PRAIA DE
COTOVELO

A Praia de Cotovelo se destaca pela sua beleza e calmaria, além de promover aos seus visitantes experiências marcantes por meio da sua cultura e gastronomia, com o diferencial único de contemplação da beleza de suas falésias.

Além disso, é possível embarcar em aventuras naturais através da trilha que banha a praia.

Curta Pirangi

PRAIA DE PIRANGI

A praia de Pirangi é conhecida por opções gastronômicas e de lazer diferenciadas, além das suas águas mornas e cristalinas, criando assim, uma rota ideal para ser desfrutada por toda família. Os seus parrachos oferecem opções de mergulho que vão te deixar em contato direto com a vida marinha, como também com seus belíssimos corais.

Pirangi possui o maior cajueiro do mundo, visitado por milhões de turistas.

O artesanato do cajueiro oferece um misto de produtos e presentes, desde vestuários a comidas e bebidas. É localizada em posição estratégica e privilesérie bares de restaurantes que servem opções de pratos típicos locais, frutos do mar na boca e gostinho de quero mais.

Turismo Gastrônomico

ROTA GASTRÔNOMICA DE PIUM

A gastronomia em Pium é extensa, atende a todos os públicos e gostos. Do restaurante Gourmet, ao Vegetariano Vegano, passando pelo pastel com cana de açúcar em uma tenda simples até um prato mais elaborado em um restaurante sofisticado. A rota gastronômica de Pium tem opções de sushi, bistrô português, pizzarias entre outras opções.

Foto: (Deguste)

Planetário de Parnamirim
É uma inciativa da Prefeitura Municipal de Parnamirim que busca promover educação e cultura por meio da Astronomia. Um atrativo utilizado para o Turismo Pedagógico e faz parte da rota do conhecimento e experiência de Parnamirim. O primeiro do RN e o terceiro do Nordeste, nele pode-se fazer uma viagem pelos confins do universo sem sair da cadeira, usando a tecnologia de última geração e recursos multimídias.

Mercado Velho
A área do mercado é de 4OO m² e comporta 38 boxes. O mercado faz parte da história de Parnamirim, a partir do seu centro onde
começou o seu desenvolvimento. Nele muitos Parnamirinenses fizeram história contribuindo para o crescimento da cidade comercial. Na lateral do Mercado Público de Parnamirim funciona o Beco do Picado, um importante espaço de entretenimento e cultura.

Belezas Naturais

PARRACHOS
DE PIRANGI

Os parrachos de Pirangi são as piscinas naturais de águas cristalinas formadas pelos recifes que aparecem na maré baixa. Combinação ideal para um mergulho de superfície, basta uma máscara de mergulho e uma sandália apropriada para que não pise direto nos corais. Na água basta ficar boiando para que possa apreciar a fauna e a flora marinhas do lugar. Os Parrachos de Pirangi são ainda uma excelente opção para a prática do Turismo Náutico.

Foto: Ney Douglas
Foto: Blog Parrachos

Passeio de Quadriciclo
Para quem curte aventura é um passeio inesquecível, uma boa pedida é fazer o roteiro de quadriciclo por trilhas, entre dunas, coqueiros e matas. Entre os meses de março e agosto, as trilhas ficam alagadas e com muita lama, a diversão é garantida.

Cine Teatro de Parnamirim
Sediado na Avenida Castor Vieira Régis, 268 – Bairro da Cohabinal, dentro do Parque Aluízio Alves, o Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, conta com 600 lugares em duas platéias, A e B, tem palco moderno, caixa cênica com 22m de altura, quatro mini auditórios, espaço para galeria, sala de balé, salas para oficinas e espaço administrativo.

Bosque Aluízio Alves
O Parque Aluizio Alves tem uma área de 25.297,94 metros quadrados. O complexo abriga um bosque distribuído em dois lagos, caminhódromo, planetário, banheiros, pista de skate, playground e um Cine Teatro.

Praça da Paz de Deus
Localizada no centro de Parnamirim, a Praça Paz de Deus, oferece espaço para caminhada, com bancos para descanso, uma vez que é muito freqüentada por idosos. A igreja Matriz está localizada na praça. Perto de comércios e residências. Eventos são apresentados no local.